Leucemia Felina - FelV
O que é?
A leucose felina é uma doença provocada pelo vírus da leucemia felina (FeLV). O vírus afeta a medula óssea, provocando alterações sanguíneas, estimulação do aparecimento de tumores e diminuição das defesas do animal (imunossupressão).
Causas
A leucemia felina é uma doença fatal que se propaga através do contacto direto entre gatos e que se transmite pelas secreções, principalmente as nasais e as salivares. O contágio de mães para filhos também é possível.
Sintomas
Os sinais clínicos são muito variáveis, e podem surgir tardiamente após contaminação, mas os mais comuns são perda de apetite, perda de peso, depressão e dificuldade em comer (estomatite e gengivite).
Tratamento
Infelizmente não existe tratamento para a FeLV, apenas é possível controlar as infecções secundárias recorrendo a antibióticos, controlar os sintomas secundários da doença A necessidade de prevenção prende-se no facto de não haver cura para o FeLV.
Prevenção
A principal medida de prevenção é a vacina, sendo particularmente importante em gatos com acesso ao exterior da casa. A vacina contra o FeLV deve ser administrada a partir das 9 semanas de idade.
A limpeza e desinfeção são também medidas complementares à prevenção.