Toxoplasmose

O que é?

A toxoplasmose é uma infeção causada por Toxoplasma gondii. A infeção ocorre quando as pessoas ingerem, sem saber, cistos de Toxoplasma provenientes de fezes de gatos ou comem carne contaminada.

Embora o parasita possa crescer nos tecidos de muitos animais, apenas produz ovos (oocistos) nas células que revestem o intestino dos gatos. Os ovos são depositados nas fezes do gato e, depois de um a cinco dias, conseguem causar infeção. Os ovos no solo podem causar infeção por meses. Pássaros silvestres, roedores, veados e muitos animais domésticos (principalmente porcos e ovelhas) podem ingerir os ovos nos alimentos ou no solo contaminado por fezes de gato. Os ovos liberam formas do parasita chamadas taquizoítos. Os taquizoítos se disseminam nos tecidos do animal e acabam por formar cistos.

Causas

As pessoas podem contrair toxoplasmose de várias maneiras:

  • Ingestão de alimentos, água ou outros materiais (como terra) que estejam contaminados com fezes de gato contendo ovos de toxoplasma
  • Ingestão de carne que contenha cistos de toxoplasma
  • Transmissão de uma mãe recém-infetada para um feto

As pessoas podem engolir ovos de toxoplasma após tocarem em areia para gatos, solo ou outros objetos contaminados e depois levarem as mãos à boca ou manusearem e ingerirem alimentos sem lavar as mãos. As pessoas podem engolir cistos ao comer carne crua ou mal cozida (geralmente porco ou cordeiro) de animais infetados.

Toxoplasmose na gravidez

Uma mulher que contrai a infeção durante a gravidez pode transmitir Toxoplasma gondii ao feto pela placenta. A infeção é mais grave se o feto for infetado no início da gravidez. O resultado pode ser crescimento lento do feto, nascimento prematuro, aborto, bebê natimorto ou nascido com defeitos congênitos. A toxoplasmose congênita pode causar problemas de visão, convulsões e incapacidade intelectual em uma fase posterior da vida. Mulheres que contraem toxoplasmose durante a gravidez devem consultar um médico especializado em toxoplasmose durante a gravidez. A escolha de medicamentos é complicada e depende de quando a gestante contraiu a infecção (em que trimestre) e se o feto já foi infetado.

Sintomas

A maioria das pessoas com um sistema imunológico saudável apresenta poucos ou nenhum sintoma de toxoplasmose e se recupera totalmente. Cerca de 10% a 20% dessas pessoas têm linfonodos inchados, porém indolores. Algumas dessas pessoas também têm febres baixas intermitentes, uma vaga sensação de mal-estar, dores musculares e às vezes dor de garganta. Os sintomas desaparecem por si só, geralmente depois de várias semanas.

Tratamento

A maioria das pessoas infetadas sem sintomas e com um sistema imunológico saudável não requer tratamento.

Prevenção

Mulheres grávidas devem evitar contato com gatos. Se o contato for inevitável, as mulheres grávidas devem evitar limpar as caixas dos gatos ou usar luvas quando o fizerem.

A carne deve ser cozida completamente a uma temperatura de 74 a 77 °C e as mãos devem ser lavadas cuidadosamente após manusear carne crua, terra ou caixa de gato.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Braga | Porto | Viana do Castelo

CONTATOS

(+351) 913 363 972

geral.vetemcasa@gmail.com

© 2020 Vetemcasa, all rights reserved
Powered by Webnode
Create your website for free!