Panleucópenia Felina
O que é?
A Panleucopénia Felina é uma doença viral potencialmente fatal e altamente contagiosa. É provocada por um parvovírus muito resistente no meio ambiente. Os gatos jovens e não vacinados são os mais suscetíveis.
Causas
Todos os gatos, independentemente do seu estilo de vida, podem ser infetados pelo vírus da Panleucopénia Infecciosa Felina. A presença de um objeto contaminado no meio ambiente é suficiente para despoletar uma gastroenterite hemorrágica potencialmente fatal. Esta doença afecta principalmente gatos jovens e pode propagar-se a ninhadas inteiras. A transmissão ocorre por contacto directo com fezes de gatos infectados ou indirectamente por exposição a um meio ambiente ou objectos contaminados, tais como as camas, recipientes da comida ou até mesmo pessoas que manipulam gatos infectados.
Sintomas
A panleucopénia é responsável por causar sintomatologia relacionada com o tracto digestivo (vómito e diarreia, geralmente sanguinolentos), febre, relutância a comer e depressão profunda. Como resultado destes sinais clínicos os gatinho desidratam muito rapidamente e ficam anémicos.
Tratamento
O tratamento tem de ser agressivo e iniciado o mais cedo possível, sendo normalmente necessário internar o animal. Em casos mais graves, chegam a ser necessárias transfusões sanguíneas para controlar a anemia.
Os animais infectados devem ser isolados dos outros e devem ser implementadas medidas de desinfecção rigorosas para prevenir a contaminação do meio ambiente.
Prevenção
A vacinação é muito eficaz na prevenção da doença. Os gatinhos devem ser vacinados a partir das 9 semanas e revacinados anualmente.