O que é?

Trata-se de doenças respiratórias felinas do tracto superior (rinite, sinusite...). Existem 2 vírus principais envolvidos nesta doença: calicivirus (C) e herpesvirus (R).

A doença mantém-se ativa principalmente em gatos de rua ou em casas onde hajam muitos gatos, uma vez que os vírus permanecem no ambiente por algum tempo.

Causas

A doença é transmitida por contacto direto através de secreções oculares, nasais e saliva ou por contacto indireto através da partilha de comedouros e bebedouros, jaulas infetadas e roupa infetada.

Sintomas

Os gatos jovens são os mais afetados pela coriza. A maior parte dos casos começa com espirros, que são seguidos de febre, perda de apetite, apatia, corrimento ocular e nasal, úlceras orais e hipersalivação. No caso de se instalar uma infeção bacteriana secundária, há corrimento nasal abundante, espesso e opaco, que pode obstruir as narinas formando uma crosta e outros sintomas respiratórios adicionais.

Prevenção

A vacinação contra a coriza pode ser feita a partir das 9 semanas, necessitando de um reforço passado um mês. A partir daí, os animais devem ser vacinados anualmente para continuarem protegidos contra a doença.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Braga | Porto | Viana do Castelo

CONTATOS

(+351) 913 363 972

geral.vetemcasa@gmail.com

© 2020 Vetemcasa, all rights reserved
Powered by Webnode
Create your website for free!